Lançada esta semana, a terceira edição da revista Ideias na Mesa traz
como tema os alimentos orgânicos e agroecológicos. A reportagem apresenta um
panorama sobre o crescimento do cultivo e do consumo desses alimentos no
Brasil. A edição traz a perspectiva de que o país, a exemplo do que ocorre no
mundo, conta com um público consumidor cada vez mais exigente no que se refere
a alimentos seguros e saudáveis, ao mesmo tempo em que ainda persistem mitos
sobre o modo orgânico de produção, tido muitas vezes como caro e elitizado.
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Participaram da publicação especialistas, pesquisadores, produtores e o consumidor, representado por um grupo de cidadãos do Rio de Janeiro - que se uniram para comprar direto do agricultor orgânico, obtendo, assim, melhor preço e maior controle sobre a origem da produção.
A publicação também apresenta experiências bem-sucedidas de produtores brasileiros que vivem da terra de maneira sustentável, produzindo com qualidade e preservando o ambiente.
A revista conta histórias de agricultores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que participam do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas; dos cafeicultores de Araponga, na Zona da Mata Mineira, que exportam o café orgânico; da produção agroflorestal em Brasília; e dos bancos de sementes crioulas na Paraíba.
A edição traz ainda entrevista com Paulo Petersen, membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), sobre os desafios e perspectivas do setor; matéria com ações públicas de apoio à produção, ao abastecimento e ao consumo de alimentos orgânicos ou de base ecológica; além de indicações de sites, vídeos e publicações para que o público conheça mais sobre a produção e a comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos no país.
A revista é uma publicação periódica da Rede Virtual Ideias na Mesa, fruto de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília (Opsan-UnB).
Fonte: Ascom/Ideias na Mesa
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