CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

GRUPOS MEMBRO


ASSOCIAÇÃO DA MULHER LUZIENSE OLIMPIA DA LUZ - AMOL


Um grupo de mulher voluntárias da Pastoral da Criança, se reuniam para estudar, trabalhar e apoiar mulheres carentes e crianças da ação e objetivos dessa Pastoral, nos bairros da periferia do município. Um dia da semana era dedicado aos estudos de formação, onde se conversava sobre a mulher no evangelho, os direitos da mulher, entre outros assuntos de interesse do grupo.

Do ano de 1990 até o ano 2005 éramos conhecidas como Pastoral da Mulher, trabalhávamos com atividades de costura, crochê, que ajudava na renda de 16 famílias de mulheres sócias do grupo. Muitas oportunidades de aumentar a renda gerada com essa atividade, nos levou a buscar assessoria e capacitação, bem como legalizar o grupo, assim no dia 11 de fevereiro de 2006, o grupo passou por uma mudança, deixou de ser Pastoral da Mulher e tornou-se Associação da Mulher Luziense Olímpia da Luz (AMOL).
A AMOL atualmente tem 25 associadas, e uma infraestrutura de máquinas e equipamentos onde trabalham com atividades de artesanato em tecido, ou seja: vestuário feminino, roupa de cozinha em tecido pintado, e encomendas de fardamento para órgãos da administração do município.
Os produtos são comercializados na sede da associação, em feiras e eventos onde a associação se faz presente.
Como trabalho social a AMOL acompanha dois grupos de mulheres em bairros carentes do Município de Santa Luzia. A cada ano, com apoio da sociedade civil organizada, coordena e organiza manifestações e comemorações do dia Nacional da Mulher.
A associação articula a sua atuação junto com as entidades que fazem parte da Rede Bragantina de Economia Solidária.
No decorrer desses anos o grupo tem registro de muitas histórias de sucesso e de ameaça, porem sua base de organização e compromisso de suas lideranças tem se destacado no sentido de sua caminhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...