CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

domingo, 29 de janeiro de 2012

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES ORGÂNICO DO ESTADO DO PARÁ

Neste sábado, 28 de Janeiro, foi reeleita a diretoria da Associação dos Produtores Orgânico do Estado do Pará, a mesma terá um mandato de dois anos. PARABÉNS E BOM TRABALHO. Esta é uma luta de produtores e consumidores por una alimentação saudável e qualidade de vida melhor.

6 comentários:

  1. Olá! Sou nutricionista e gostaria de informações da produção de alimentos orgânicos: quais alimentos? existe produção para larga escal? de que produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Senhora Pilar, boa tarde!
      > a Rede Bragantina participa da feira do produtor orgânico, realizada em Belém 2 vezes por semana. A Rede tem produtores cadastrados na associação que é uma Organização de Controle Social - OCS, portanto não tem selo orgânicos nos seus produtos e pode vender somente diretamente para o publico;
      > os nossos produtos são comercializados também na loja da Rede Bragantina, na Rua Lomas Valentina, 1126 - Pedreira, Belém – Fone 32760387
      > Temos produtos sazonais da agricultura familiar, não trabalhamos com verdura, temos produtos fitoterápicos óleos. Entre os produtos que temos condição de fornecer em quantidade e o ano todo temos, mel, compostos de mel e própolis, feijão manteguinha, macaxeira pré beneficiada e congelada, farinha de banana verde, multimistura, garrafada.

      agradecemos pelo contato e ficamos a disposição para continuar o dialogo,
      Saudações Solidárias

      Excluir
  2. bom dia. sou técnica em recursos pesqueiros. e me encantei com o projeto das feiras fiz um pesquisa e descobrir que na minha cidade tem muitos agricultores que trabalham com esses produtos então pensei em ajuda promove um evento para vender esses produtos. mas o que eu gostaria de saber se e necessário se precisa ter o selo ou a certificação que eles trabalham com produtos orgânicos? desde agradeço e espero com rapidez a resposta. meu email e emiliasousacampos12gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Emília, boa noite!
      parabéns pelo seu trabalho e ótimo se inquietar pela comercialização dos produtos dos Agricultores Familiares da sua região. O seu apoio será de grande ajuda pra ele, considerando que a comercialização é sempre um gargalo para AF.
      Quanto a suas perguntas:
      > para vender em uma feira do próprio município, para vender direto ao publico, não precisa de selo orgânico
      > caso sejam interessados em obter o selo orgânico tem dois caminhos: contratar uma certificadora (cara e geralmente não viável para o AF). Outro caminho é constituir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade - OPAC (maiores informações na pagina eletrônica do MA)
      > já a feira do produtor orgânico que acontece duas vezes por semana em Belém, é gerenciada pela associação Pará Orgânico, que é uma Organização de Controle Social - OCS registrada no MA; sendo que o produtor pode vender somente para o consumidor non podendo utilizar o selo orgânico. Portanto o agricultor interessado tem que ser socio e apresentar uma serie de documentações no MA.

      espero de ter contribuído, colocando-me a disposição para outros esclarecimentos que se façam necessarios

      Att.

      Excluir
  3. pra vender um produto orgânico e necessário de um selo da associação de produtos orgânicos do pará

    ResponderExcluir
  4. Vocês podem me informar onde posso encontrar verduras e legumes orgânicos em Belém e se vocês pretendem produzir esses alimentos também, seria muito bom pois não temos opções aqui em belém, com certeza venderia muito. A nossa saúde agradece! obrigada!

    ResponderExcluir

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...