CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MÍSTICA DA REDE BRAGANTINA DE ECONOMIA SOLIDARIA ARTES & SABORES.

Comensalidade = A partilha ao redor da mesa; comer e beber juntos
Na abertura da I FECOSOL / I ACAJU, os empreendimentos associativos da Rede Bragantina, Rede Capim, associações simpatizantes,  voluntários , voluntárias, amigos  e convidados da Economia Solidária, reunidos ao redor da mesa, partilharam sonhos, alegrias e confiança em uma outra economia.
A Comensalidade, nas palavras de Leonardo Boff, é a culminância do processo da hospitalidade, da convivência, do respeito e da tolerância. Como uma grande família este momento marcou o nosso compromisso de continuar  o sonho dos grandes mestres espirituais como Jesus de Nazaré e outros. 
Os alimentos ali colocados por toda essa família da Economia Solidária; simbolizava, além da valorização do saber e da cultura culinária regional, o encontro  a comunhão. Destacado na fala dos membros dos Conselheiros da Rede Bragantina: Severino, Ivonildo e Josefa.
Assim todos e todas vivenciaram o consumo solidário e responsável, na mesa tínhamos, entre outras dezenas de pratos: escondidinho de macaxeira, galinha caipira, peixe aos quatro purê, salada com maionese de banana verde, bolo de macaxeira com abacaxi, bolo com recheio de chocolate e banana verde, suco de manga verde, suco de carambola cupuaçu.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...