CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

domingo, 29 de janeiro de 2017

REUNIÃO DO CONSELHO DA REDE BRAGANTINA

Os conselheiros da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, se reuniram nestas quinta e sexta-feira 26 e 27 de janeiro, para avaliar 2016 e planejar 2017.
Com a presença de 15 representantes dos Empreendimentos de Economia Solidária - EES, avaliamos os avanços e os desafios de produzir, comercializar, animar e participar, ativamente do projeto da economia solidária no Nordeste Paraense e na Amazônia.
Os Empreendimentos membros da Rede Bragantina, destacaram as conquistas de politicas públicas: Minha Casa Minha Vida, Cheque Moradia, Projeto Fundos Solidários na Amazônia; Cursos e Capacitação promovidos pela Escola ECRAMA, CEDENPA e instituições parceiras: Moradia & Cidadania,  Embrapa / Cpatu,  EMATER; Instituto Vitória Régia. O premio Boas Práticas de Economia Solidária através do qual 12 Empreendimentos estão desenvolvendo atividades de geração de Renda, para dinamizar o Fundo Solidário.
O planejamento para 2017, aprovado:
Momentos da reunião: troca solidária de objetos entre os participantes 

Momentos da reunião: trabalho em grupo dos participantes 

Momentos da reunião: foto de grupo dos participantes 

Momentos da reunião: mistica de abertura

Ação junto ao poder público (Prefeitura e Câmara de Vereadores) para apoiar a Feira da Agricultura Familiar, a Compra de produtos dos EES para a alimentação escolar;  A capacitação em gestão financeira;  Capacitação dos agricultores (as) direto nas comunidades rurais e na cidade, campanha de educação ambiental, viculando agenda da Campanha da Fraternidade; A criação do Conselho da Mulher; Intercambio entre os Empreendimentos e a Feira da Economia Solidária – Amostra Cultural de Juventude.

Para motivar as atividades e fortalecer a caminhada dessa Rede de  cooperação, foi realizada também uma Oficina: “Momentos de Vivências e Reflexões sobre Viver e Conviver em Rede Solidária.  Conduzido pela Psicóloga dra.  Regina do Socorro Hughes Carneiro. Este foi um momento significativo, em que buscamos nos compreender como ser humano: Mente, Corpo, Energia /Ambiente Físico Natural e Construído, Ambiente Social e Transcendentalidade. Tudo isso, para orientar o nosso agir, com os outros em comum união com todas as formas de Vida para Sustentabilidade do nosso Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...