CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO - TURMA 2012 / 2013

A turma 2012 / 2013 de jovens alunos da Escola ECRAMA está terminando a ultima semana de aula. Depois de dois anos de estudo, totalizando 28 alternância de uma semana, 15 alunos das comunidades rurais dos municípios de Santa Luzia do pará, Viseu, Cachoeira do Piriá e Mosqueiro, estão finalizando os estudo, concluindo o ensino fundamental. Os jovens foram preparados para atuar nas comunidades de origem como "Agentes Multiplicadores", a partir das eixos transversais: agroecologia, gestão e mistica.
Estes últimos dois dias de aula está prevista a participação dos pais / responsáveis deste educandos, na oportunidade os jovens irão apresentar o aprendizado deste dois anos, em forma de oficinas.

MENSAGEM DA ESCOLA PARA OS ALUNOS:


Queridos jovens:
Deus nos ama infinitamente. Ele nos presenteou, entre outras coisas, com a natureza, com a família, com os amigos, com a comunidade. Fazemos parte de um povo. Tudo isso é dom! você já pensou no privilégio de ter inteligência, sentimentos, capacidade de agir, de criar, de ajudar o próximo? Já pensou nos talentos que você tem?
Ai podemos nos perguntar: porque Deus nos oferece esses dons? Certamente para que os aproveitemos ao máximo em nosso benefício e em benefício de nosso semelhante. Temos a responsabilidade de fazer com que nossos talentos cresçam se desenvolvam e produzam muitos frutos.
E é por isso que vocês, queridos e queridas jovens, merecem estar aqui, hoje, concluindo a primeira de muitas outras etapas de sua vida de estudante. Somos testemunhas de que nada foi fácil, alguns colegas ficaram pelo caminho, mas vocês continuaram acreditando que este dia chegaria, e chegou. PARABÉNS PELA PERSEVERANÇA!
Agora queridos/as jovens vivam, pois, intensamente seus ideais e tudo o que vocês já conseguiram realizar. Mantenham o interesse pelo trabalho, por mais humilde que seja, pois ele é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.
Sejam prudentes em tudo o que fizerem porque o mundo está cheio de armadilhas, mas não fiquem cegos para o bem que sempre existe. Há muita gente lutando por causas nobres. Aceitem com carinho os conselhos dos velhos, principalmente de seus pais. Tenham sempre um sorriso nos lábios, mãos estendidas para dar, braços abertos para acolher.
Sejam humildes para ouvir e corajosos para falar. Procurem sempre estar em paz com vocês mesmos e no cansaço da jornada da vida, conservem no mais profundo de vocês, a harmonia, o equilíbrio, a  esperança, ousando, perseverando e acreditando que a história continua aberta aos planos de Deus, aos planos e a criatividade de vocês.
Caminhem com cuidado, façam tudo para serem felizes e partilhem com os que os amam essa felicidade, oferecendo a todos que precisem, o melhor da vida de vocês.
Parabéns! Sejam felizes!  nós continuaremos torcendo por vocês!
Beijamos o coração de cada um e de cada uma de vocês.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...