CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

sábado, 19 de dezembro de 2015

FELIZ NATAL



Nossa família em Rede deseja aos amigos, clientes e visitantes do nosso blog, um Abençoado NATAL.
Em 2016 possamos continuar juntos, semeando a Partilha e a Solidariedade, rumo ao Bem Viver 


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

15 DEZEMBRO – DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA



O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado anualmente em 15 de dezembro, no Brasil.
A data tem o objetivo de incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social.
O principal intuito do Movimento de Economia Solidária do Brasil é fomentar a criação de políticas públicas nacionais de economia solidária.
Muitas empresas brasileiras já trabalham com os princípios da economia solidária, ou seja, utilizam técnicas e modelos de produção que garantem o bem-estar dos seus funcionários, a preservação do meio ambiente e a organização autogestionária da empresa.

ORIGEM DO DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa.
O ativismo ecológico de Chico Mentes ganhou dimensões de Economia Solidária do Brasil decidiu que o dia 15 de dezembro deveria ser dedicado internacionais. O Movimento à nobre causa que representou a vida de Chico Mendes: o Dia Nacional da Economia Solidária.
FONTE: www.caledarr.com
  

                                                         REUNIÃO MENSAL DO CONSELHO DA REDE BRAGANTINA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

FORMATURA NA ESCOLA DO CAMPO ECRAMA



Nesta terça-feira, 8 de Dezembro, concluíram o percurso formativo de ensino Médio - modalidade de Educação para Jovens e Adultos, com titularidade de Técnico de nível básico em Agroecologia, 16 jovens matriculados na Escola para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA. Familiares, educadores (as), amigos e autoridades, participaram de uma intensa e bonita programação de campo, coordenada pelos jovens concluintes, que vivem e trabalham como agricultores familiares, nas comunidades e assentamentos dos municípios de, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá, Augusto Correia e Mosqueiro.
Com palavras de incentivo aos jovens concluintes, e destacando a importância da Educação do Campo e da Agroecologia, como caminho para a sustentabilidade, a justiça social e perspectivas para a juventude do campo. O secretário de agricultura do município de Augusto Correa, Sr. Zezinho, enfatizou que a partir de janeiro de 2016, 4 jovens estudantes oriundos deste município, irão prestar serviços como bolsistas as comunidades atuando como Agentes de Desenvolvimento de Educação do Campo e Agroecologia. O senhor Mateus, diretor de ensino do município de Bragança, ressaltou e reafirmou a importância da parceria estabelecida entre a ECRAMA e a Secretária de Educação, para criar oportunidades de trabalho e renda para os jovens do campo. Finalmente o Sr. Vincenzino Ghirardi, coordenador da escola, falou sobre as perspectivas de atuação da escola para o ano de 2016. Recomendou aos jovens concluintes, a perseguir seus sonhos de continuidade de seu estudo e o compromisso de cidadãos para valorizar e trabalhar em prol da Agricultura Familiar e construtores do Bem Viver, e da Solidariedade. Aos educadores e parceiros dessa caminhada agradeceu a dedicação, o companheirismo,
A cerimônia finalizou com a Missa em Ação de Graça, celebrada pelo Pe. Manoel Filho, sociólogo e também professor da ECRAMA.

domingo, 6 de dezembro de 2015

DIÁLOGO AMAZÔNICO SOBRE ODS



Nos dia 30 de Novembro e 01 de Dezembro, realizou-se o primeiro Dialogo Amazônico sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. O objetivo deste primeiro encontro foi de conhecer as ONGs e instituições participantes do evento e, ao mesmo, fazer um mapa das ações realizadas pelas instituições, entidades e movimentos, para conhecer melhor a atuação de cada um(a) e identificar temas de interesse comum. No final do encontro foi elaborado um documento, CARTA INTEGRADA DE PRINCÍPIOS: DIRETRIZES PARA A AMAZÔNIA QUE SEREMOS, aprovado pelos presentes.

 

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...