CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

domingo, 29 de janeiro de 2017

REUNIÃO DO CONSELHO DA REDE BRAGANTINA

Os conselheiros da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, se reuniram nestas quinta e sexta-feira 26 e 27 de janeiro, para avaliar 2016 e planejar 2017.
Com a presença de 15 representantes dos Empreendimentos de Economia Solidária - EES, avaliamos os avanços e os desafios de produzir, comercializar, animar e participar, ativamente do projeto da economia solidária no Nordeste Paraense e na Amazônia.
Os Empreendimentos membros da Rede Bragantina, destacaram as conquistas de politicas públicas: Minha Casa Minha Vida, Cheque Moradia, Projeto Fundos Solidários na Amazônia; Cursos e Capacitação promovidos pela Escola ECRAMA, CEDENPA e instituições parceiras: Moradia & Cidadania,  Embrapa / Cpatu,  EMATER; Instituto Vitória Régia. O premio Boas Práticas de Economia Solidária através do qual 12 Empreendimentos estão desenvolvendo atividades de geração de Renda, para dinamizar o Fundo Solidário.
O planejamento para 2017, aprovado:
Momentos da reunião: troca solidária de objetos entre os participantes 

Momentos da reunião: trabalho em grupo dos participantes 

Momentos da reunião: foto de grupo dos participantes 

Momentos da reunião: mistica de abertura

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO 2016 E PLANEJAMENTO 2017

Os empreendimentos associativos da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, irão se reunir nos dias 26 e 26 de janeiro, para debater os avanços e desafios da caminhada em 2016, e traçar ações para o ano 2017.
A pauta desse evento, construída no mês de Novembro, na última reunião ordinária do ano 2016, deverá trazer para o debate, entre outras questões:

Participação dos Empreendimentos; Formação e Capacitação; Fundo Solidário; Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária; Fornecimento para o PNAE e PAA, Trabalho com Jovens, Trabalho com Mulheres; Parceiros e Parcerias


domingo, 22 de janeiro de 2017

ASSEMBLEIA DA COOPERATIVA COOMAR

A Assembleia geral ordinária, da Cooperativa Mista dos Agricultores entre os Rios Caete e Gurupi – COOMAR, aconteceu nos dias 21 e 22. Na oportunidade foi debatida e aprovada a prestação de contas do exercício 2016, e a destinação das sobras, quanto a retorno aos cooperados, e futuros investimentos.
No planejamento estratégico para 2017, foi priorizada a discussão sobre a gestão do Micro Credito Solidário, mecanismo de financiamento interno da cooperativa, como incentivo aos próprios cooperados para melhorar a produção agricola.
Os cooperados presentes, trataram também da articulação com todos os empreendimentos da Rede Bragantina, para organizar a compra de produtos da agricultura familiar, com vistas
Momento da Assembleia Gral Ordinária da COOMAR 

 Aprovação balanço anual da COOMAR


Participantes Assembleia Geral Ordinária da cooperativa COOMAR

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...