CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

SEMANA NACIONAL SOBRE IMPACTO DOS AGROTÓXICOS

No período de 28/11 à 03/12, em todo o território nacional, tem uma intensa programação alusiva a SEMANA NACIONAL CONTRA OS IMPACTO CAUSADOS PELOS AGROTÓXICOS. O Fórum Estadual Paraense contra os agrotóxicos, instalado em dezembro de 2014, neste mesmo período de 28 de novembro a 03 de dezembro 2016, realizará atividades em alusão à Semana Nacional de Mobilização. Os organizadores lembram que esta é uma iniciativa desenvolvida por meio do Fórum Nacional de Combate aos Impactos causados pelos Agrotóxicos, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, frente à problemática.

A cerimônia de abertura do evento em Belém, será no dia 28 de novembro de 2016, às 8h, no auditório Nathanael Farias Leitão do edifício sede do Ministério Público do Estado do Pará (Rua João Diogo, n.º 100 - Cidade Velha. A coordenação do evento informo que durante a ação, na praça haverá espaço para exposição, com barracas, apresentações, palestras ou outras atividades.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

OFICINA NA HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS DA ASSOCIAÇÃO ERVA VIDA

O grupo de mulheres “Erva Vida”, do município de Marudá, vem incentivando ao longo destes anos, as próprias associadas, no trabalho geração de rende com artesanato, e na produção de fitoterápicos. As ervas medicinais para produção de: compostos, xarope, garrafadas, pomadas e tinturas, são cuidadosamente selecionadas e coletadas diretamente na natureza, respeitando as fases da lua e a reposição natural da vegetação. As receitas para preparação dos fitoterápicos, são herdadas e fruto dos saberes tradicionais repassados de mãe para filha.
É no intuito de qualificar a produção de ervas medicinais, na horta da associação, que o grupo convidou o jovem Geovane, Agentes de Desenvolvimento local e Educação Popular, e monitor da 1ª turma de Agroecologia & Cidadania da escola ECRAMA, para revitalizar o espaço de produção das ervas medicinai e iniciar construção de pilhas para produção de composto orgânico a ser utilizado na horta.

Para mais informações sobre o grupo Erva Vida clica aqui


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CEDENPA ORGANIZA ENCONTRO DE NEGRAS E NEGROS DO PARÁ

A partir de hoje, 17 de novembro e até o dia 19, no CENTUR,  cerca de 200 convidadas(os) devem participar do Encontro de Negras e Negros do Pará (ENNPA) – “Identidades negras, combate, enfrentamento e superação do racismo”, organizado pelo Centro de Estudos de Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) para marcar o Dia da Consciência Negra, e no dia 20 teremos uma grande roda de negritude na praça da república. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/gs86jfpUllemSVuB2.
A programação é gratuita e contará com 


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

REUNIÃO MENSAL DA REDE BRAGANTINA

Nesta segunda feira, 14 de novembro, encerrou-se o ciclo de reuniões para o ano de 2016, com uma boa participação dos conselheiros da Rede Bragantina. Os participantes tiveram reunidos nesta manhã, na sede de Santa Luzia do Pará, para discutir sobre os últimos encaminhamentos para este ano, ao mesmo tempo planejar novas ações para o 2017.
Entre as ações a serem realizadas ainda este ano



domingo, 13 de novembro de 2016

SEMENTES: BENS COMUNS = PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

No último módulo do curso “Agroecologia e Cidadania”, a Dimensão Técnico Produtiva da Agroecologia, foi desenvolvida a temática, Sementes: Bens Comuns = Patrimônio da Humanidade. Durante as atividades práticas de Colheita, Secagem, Armazenamento e Partilha, cada aluno (a), receberam e trocaram sementes, uma ação de reciprocidade que permitirá ampliar a diversidade de espécies de feijão caupi, e Milho, portando três variedades, para adubação verde: Feijão guandu, Mucuna preta, Leucena, Gliricidia, Ingá, além de espécies florestais e hortaliças não convencionais: Moringa oleifera, Neem, Limão galego-siciliano, Limão cravo, Taioba, Vinagreira, Cará do ar; Cará branco e roxo, Batata doce, jambu, ora pro nobis, etc.
Com a apresentação os vídeos: Guardiões da sociobioversidade” e “ Sementes Crioulas; foi provocada

 Participantes curso Agroecologia e Cidadania preparando Semente Crioula

Divulgação e distribuição Semente Crioula na frente Cooperativa COOMAR

sábado, 12 de novembro de 2016

UM ANO DA MARCHA DAS MULHERES NEGRAS

O comité impulsionador da MARCHA DAS MULHERES NEGRAS está propondo 12 horas de programação ao vivo no Facebook, para celebrar o aniversário da marcha que o ano passado reuniu 30 mil mulheres negras em Brasília.
Todas as mulheres negras podem participar desse momento, em que as organizadoras pretendem construir coletivamente e pautar questões pertinentes às mulheres negras.  

A programação inicia às 10h e terminando às 22h do dia 18/11. Para participar basta preencher o formulário até o dia 13/11, clicando: https://goo.gl/forms/P0vORxe9pbaiPXYP2

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CURSO AGROECOLOGIA E CIDADANIA NA ECRAMA

Nesta sexta, 11 de novembro, termina o quarto e último modulo do 1º Curso de Agroecologia e Cidadania, organizado pelo Escola ECRAMA, e como parceiro: a Rede Bragantina, Núcleo Puxirum Agroecológico, EMATER Santa Luzia e CEDENPA. O curso teve uma carga horaria total de 140 horas, distribuídas em quatros módulos realizados no decorrer do ano. Os jovens concluintes, provenientes de vários municípios do Território Nordeste Paraense, recebem a titularidade de Agentes de Desenvolvimento local e Educação Popular. O curso faz parte das ações previstas no projeto “Homens e Mulheres protagonistas da educação e desenvolvimento local sustentável”, fruto da parceria assinada entre OSDB - ECRAMA e MISEREOR


FOTO DE GRUPO CONCLUINTES COM EDUCADORES 






CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...