CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL NO IFPA CASTANHAL

O seminário “DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: saberes e práticas da agricultura familiar”, em programa nos dias 24 – 25 – 26 de agosto, é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Castanhal, a Universidade Federal do Pará, Universidad de Alicante e a Université du Maine.
O evento está acontecendo no auditório central do IFPA Campus Castanhal, e paralelamente, na área externa foi organizada a Feira de Agroecologia e Economia Solidária. Vale ressaltar que na feira são expostos os produtos dos empreendimentos, cujo jovens estão participando do Curso Técnico em Agroindústria, promovido pelo IFFA Castanhal.
A Rede Bragantina também está presente no Seminário com os 5 jovens, Deyse, Izeunise, Nilton, Messias e John Lennon, participantes do curso sopra citado; e Diana, representando os empreendimentos associativos da Rede Bragantina, acompanha a Feira da Agricultura Familiar.


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

OFICINA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA ECRAMA

Jovens inscritos no curso Agroecologia e Cidadania e representantes dos empreendimentos associativos da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, participam dos dois dias da oficina sobre “Educação Financeira na Gestão de Empreendimentos de Economia Solidária”. Muitas informações, repassadas através de dinâmicas, para aprender a lidar com um assunto tão importante, como de fato é a gestão econômica pessoal e coletiva.
Como facilitador o Sr. Alex da AmazonCred - Programa Amazônia Florescer (Microcrédito Produtivo Orientado). É o programa de Microcrédito do Banco da Amazônia (línea urbana e rural) que tem como objetivo expandir o atendimento aos micros empreendedores e agricultores familiares, por meio de metodologia própria na concessão de microcrédito produtivo e orientado.
A oficina é parte

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

TERCEIRO MODULO DO CURSO AGROECOLOGIA E CIDADANIA

Nesta segunda feira 22, e até o dia 26 de Agosto 2016, a Escola ECRAMA estará realizando o terceiro modulo do curso Agroecologia e Cidadania. O curso, com carga horária total de 160 horas em regime de alternância, é parte integrante do projeto HOMENS E MULHERES, Atores da Educação e Desenvolvimento Local Sustentável”, executado pela Escola ECRAMA e com apoio da MISEREOR e CEI.
A semana inicia com a socialização do trabalho realizado pelos educandos no tempo família comunidade, com temas: processos de transição agroecológica

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...