CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CURSO: TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE CULTURAS ALIMENTARES



Nesta quarta feira, 26 de Agosto, realizou-se o curso de cultivo de macaxeira em consórcio com feijão caupí. Um trabalho da Rede Bragantina em parceria com Escola ECRAMA, EMBRAPA, Gerencia de Micro Finanças de Agricultura Familiar do BASA e escritório EMATER Santa Luzia do Pará, objetivo desta parceria é difundir tecnologias sustentáveis para agricultura familiar; destacando-se a seleção de semente, espaçamento do cultivo de mandioca e feijão, adubação orgânica e tratos culturais com tração animal.
O curso foi realizado na Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônica – ECRAMA, tendo como publico alunos da escola e agricultores(as) familiares dos empreendimentos associativos da Rede Bragantina. 



III ENCONTRO NACIONAL REDE COMSOL



O município de Mendes, no Rio de Janeiro/RJ, recebeu entre os dias 18 e 20 de Agosto, o III Encontro Nacional da Rede Brasileira de Comercialização Solidária (Rede ComSol) e o Seminário Sudeste de Educação Popular em Economia Solidária, com o tema Desenvolvimento Territorial, Sustentável e Solidário.
O evento realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade – IMS teve como meta a promoção da Economia Solidária, com a participação de 173 empreendimentos – feiras, lojas, centrais e centros públicos –  vindos de todo o país e teve por objetivo a análise de conjuntura da Economia Solidária no Brasil, assim como propor instrumentos de funcionamento e gestão e desenvolver estratégias de continuidade da Rede ComSol.
O Projeto Rede ComSol e Rede CFES Sudeste é fruto

sábado, 15 de agosto de 2015

REUNIÃO MENSAL DO CONSELHO DA REDE BRAGANTINA



No dia 14 de Agosto, mais de 20 pessoas representando os empreendimentos da Rede Bragantina, reuniram-se para discutir a pauta proposta: 3ª Edição da FECOSOl – ACAJU e almoço solidário;  projeto Frutos da Floresta e Premio de Boas Praticas de Economia Solidária; apresentação projeto da Rede no edital da Caritas; participação no IX CBA; participação do representante da Rede no 3º encontro nacional da Rede COMSOL; Encaminhamentos da ação de desenvolvimento Rede Bragantina - Escola ECRAMA - EMBRAPA/cpatu - BASA - e escritório local da EMATER.
Dentre os encaminhamentos dessa pauta destaca-se:



III ENCONTRO NACIONAL REDE COMSOL



Entre os dias 18 a 20 de agosto de 2015, o município de Mendes no Rio de Janeiro, será palco do III Encontro Nacional da Rede Brasileira de Comercialização Solidária e do Seminário Sudeste de Educação Popular em Economia Solidária, cujo tema é Desenvolvimento  Territorial, Sustentável e Solidário., promovido pelo CFES Sudeste. Será um evento em conjunto para a promoção da Economia Solidária.
O público que estará presente neste evento é representado por cada um dos 173 empreendimentos econômicos solidários (feiras, lojas, centrais e centros públicos de Economia Solidária) nos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal e Educadores em Economia Solidária.
O Objetivo do evento  da Rede ComSol  é  analisar a conjuntura da Economia Solidária no Brasil, concluir o Plano de Vida da Rede ComSol e elaborar a forma e instrumentos de “funcionamento e gestão” assim como, desenvolver as Estratégias de continuidade da Rede ComSol em todo o Território Nacional.


MARCHA DAS MARGARIDAS



Entre os dia 11 e 12 deste mês de Agosto, cerca de 70.000 pessoas, participaram em Brasília da Marcha das Margaridas, manifestação que coloca para a sociedade as questões da mulher do campo, e que neste ano levanta as bandeiras da sustentabilidade, segurança alimentar e democracia. Reunidas no estádio Mané Garrincha, mulheres e militantes que apoiam a marcha cumpriram uma programação com espaços interativos e seminários. No encerramento do evento participou também a presidenta Dilma Rousseff, que assumiu compromisso políticos com as participantes, quanto a pauta discutida nesse dois dias.


Fonte: boletim informativo IMS



Antas da marcha acontecer, em entrevista à RBA, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas, destacou:

sábado, 8 de agosto de 2015

CEDENPA MARCA SEUS 35 ANOS DE EXISTÊNCIA COM PROGRAMAÇÃO

Para marcar a passagem de seus 35 anos o Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA cumprirá uma programação que inclui exposições e seminários.
Começará na sexta-feira, dia 7 de agosto, com abertura da Exposição “Lélia Gonzalez” a qual permanecerá até o dia 21 do mesmo mês, no Hall Benedicto Monteiro do Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR).

Nos dias 10, 11 e 12 ocorrerão os seminários “A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA”, “MULHERES NEGRAS: IMPULSO À ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DA EQUIDADE SÓCIO-RACIAL E DE GÊNERO NA AMAZÔNIA” e “MARCHA DAS MULHERES NEGRAS 2015 - NORTE”, no Auditório central do IFPA. Dentro desses seminários ocorrerão

TEMPO ESCOLA NA ECRAMA

No tempo escola iniciado dia 03, que termina no dia 12 de agosto, o aprendizado dos alunos no eixo Agroecologia, foi desenvolvido com práticas de compostagem; preparo de área sem queima para cultivo de melancia, e oficina sobre criação e manejo de abelhas africanizada.

Atividade na instalação do novo apiário na ECRAMA


AÇOES DE DESENVOLVIMENTO COM AGRICULTORES FAMILIARES

A Rede Bragantina esta dialogando com pesquisadores da EMBRAPA \ Cpatu da área de tecnologias para mandiocultura  e agroindustria; Gerencia de Micro Finanças e Agricultura Familiar – BASA , técnicos do Escritório da EMATER - Santa Luzia do Pará, com objetivos de qualificar suas atividades de produção, transformação e comercialização de produtos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade.



Alguns encaminhamentos dessa agenda, que aconteceu nos dias 1,2 de Julho,

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...