CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

II FEIRA DE ECONOMIA SOLIDARIA EM SANTA LUZIA DO PARA

Ontem, 12 de Dezembro, teve inicio em Santa Luzia a segunda edição da Feira da Economia Solidária e Amostra cultural da Juventude, com a participação de muitos empreendimentos de ES da região.  Santa Luzia do Pará: Tipitinga, Trê Volta, Pimenteira, Jacarequara, Muruteuazinha, Associação AMOL / Capitão Poço: Narcisa / Viseu: Mariana, Paca, Aningal, Tatajuba / Cachoeira do Piriá: Cigana / Projeto mão habilidosas do SENTRAPES - Bragança: Comunidade de Riozinho I, Comunidade da Aldeia I e da Aldeia II, Mulheres arteiras, Vila São Benedito – Acarjó, Comunidade Tamatateua, Comunidade America, Comunidade do Giquiré, Comunidade Vila Quiera / Traquateua: Jurussaca / Rede Feminista de Economia Solidária do Pará, representada de empreendimentos dos municípios de: Belém, Mosqueiro, Marituba e Abaetetuba.
Cerca de 1200 pessoas passaram, na noite de ontem, para conhecer e comprar os produtos de artesanato e alimentício que os grupos expuseram na Feira. 

Muitas atrações alegraram a noite, entre elas:
Apresentação do grupo de Capoeira Angola – Comunidade quilombola da Pimenteira e criança do bairro Novo de Santa Luzia do Pará – Mestre BIRA


Apresentação da dança da farinhada - Comunidade quilombola da Narcisa de Capitão Poço – CEDENPA núcleo Guama, com envolvimento do numero público presente



apresentação da Marujada – Comunidade Quilombola Jurussaca de Tracuateua

A FECOSOL - ACAJU, continua com sua programação até sábado. Venha nos visitar, o acompanhe a programação.  



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

COMENSALIDADE NA II FECOSOL - ACAJU

A segunda edição da Feira de Economia Solidária e Amostra Cultura da Juventude do Campo e da Cidade, inicia amanhã 12 de Dezembro, no município de Santa Luzia do Pará.
Na abertura das atividades está prevista a COMENSALIDADE, momento solene onde cada grupo / comunidade participante do evento, irá ofertar um prato de comida preparado com produtos regionais.

Comensalidade, significa comer e beber juntos ao redor da mesma mesa. Esta é uma das referências mais ancestrais da familiaridade humana,  pois aí se fazem e se refazem continuamente as relações que sustentam a família. 
Por isso, importa reservar tempos para a mesa em seu sentido pleno da comensalidade e da conversação livre e desinteressada. Ela é uma das fontes permanentes de refazimento da humanidade hoje globalmente anêmica.
Leonardo Boff – Teólogo
Os alimentos são mais que coisas materiais. São sacramentos do encontro e da comunhão.
www.marcusbittencourt.com

domingo, 8 de dezembro de 2013

MACAXEIRA CHIPS

http://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/edopara/noticia/2013/12/associacao-de-agricultores-do-pa-faz-sucesso-com-o-chips-de-macaxeira.html
Agricultores Familiares dos empreendimentos associativos da Rede Bragantina, cultivam um tipo de macaxeira que é transformada em chips. A reportagem, realizada pela TVLIBERAL e transmitida no programa é do Pará neste sabado 8 de Dezembro, trata do trabalho realizado em Rede entre produtores e Agroindustria ATAVIDA, na produção e transformação da macaxeiera.

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...