CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTICA E SOLIDÁRIA ENTRE O CAMPO E CIDADE

Minha foto
A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores é constituída por 15 (quinze) empreendimentos associativos, atuantes em quatros municípios do Território Nordeste Paraense. Essa Rede tem como entidade de apoio e fomento, a Escola de Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, que desenvolvem atividades de educação formal profissionalizante, educação não formal e continuada quanto ao Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Esta organização trabalha com princípios e práticas da Economia Solidária, tendo como objetivo: DESENVOLVER E FOMENTAR AÇÕES COLETIVAS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE, COM HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE, VALORIZANDO OS SABERES E A CULTURA DOS POVOS DO BIOMA AMAZÔNICO.

SEGUIDORES

quarta-feira, 17 de julho de 2013

PROJETO NACONAL DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA


A Rede Bragantina parceira do Instituto Marista de Solidariedade – IMS, participou da reunião de planejamento de implantação das Bases de Gestão dos Pontos Fixos de Comercio Justo e Solidário.

VITORIA DO MOVIMENTO NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA


No dia 3 de julho foi aprovado, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei da Economia Solidária (4685/2012), que instituiu a Política Nacional de Economia Solidária. O parecer do relator, o deputado Afonso Florence (PT-BA), foi aprovado unanimemente pelos outros parlamentares presentes. Este é o primeiro avanço do PL desde que foi apresentado a Casa em 2012 pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que é um dos autores juntamente com outros deputados.
A REDE BRAGANTINA, contribui para este importante passo da Economia Solidária, mobilizando centena de assinaturas em apoio a este projeto de lei.

terça-feira, 16 de julho de 2013

I SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO

Aconteceu no Rio de Janeiro no período de 27 a 31 de Maio.
Esta é uma estratégia de movimento social e econômico para construir uma alternativa ao mercado convencional nos países do SUL e do NORTE, orientados por valores éticos, sociais e ambientais, promovendo desenvolvimento sustentável das comunidades locais, trabalho digno para todas as pessoas, respeito e informação ao consumidor.
A Renata, representando a Rede Bragantina esteve presente neste evento, a convite do IMS.


I Encontro Regional de Fundos Rotativos Solidários


Nos dias 5 e 6 de maio, 30 representantes de empreendimentos associativos de economia solidária do Pará, Amazonas,  Amapá, Acre, Rondonia, Roraima e Tocantins, apresentaram  os avanços e desafios para consolidar a Economia Solidária na Amazônia.

Os representantes os empreendimentos da Rede Bragantina destacaram a importância do associativismo em rede para vencer os desafios de produzir e comercializar. Neste sentido o Fundo Rotativo Solidário que as associações e a cooperativa estão desenvolvendo é uma ferramenta para fortalecer a solidariedade entre as famílias na comunidade.

CULTIVO DE FEIJÃO CAUPI

Histórico feijão caupi Disseminado por todo o Brasil, o feijão-caupi recebeu vários nomes, entre nós é chamado feijão da colônia. Entre agri...